sexta-feira, 23 de março de 2012

Números de casos


Números de casos

Definitivamente, a adolescência é a fase mais frágil da vida do ser humano, onde a personalidade, os trejeitos, as opiniões, os modos, os costumes serão formados e definirão a pessoa que será inclusa na sociedade, e consequentemente sua aceitação ou não pela mesma. É muito comum nessa fase da vida o jovem ser apresentado ao álcool por amigos e afins, e enxergar no mesmo um modo de ser mais desinibido, aumentar seu ciclo de amizades, paquerar e até mesmo se libertar de problemas oriundos de seu âmbito familiar.

Levantamento realizado pelo Centro Brasileiro de informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), em novembro de 2006, revelou um aumento no número de alcoolistas de 11,2% em 2001 para 12,3% em 2006. 48,3% dos adolescentes entrevistados na faixa etária dos 12 aos 17 anos já beberam alguma vez na vida (52,2% homens), onde desses, 14,8% bebem regularmente, e 6,7% são dependentes. Tais dados são extremamente preocupantes, e deixam médicos, psicólogos e demais profissionais da área de saúde em constante discussão sobre as causas de tamanha crescente de adolescentes alcoolistas.

Para se ter uma idéia de quão agravante é o problema, uma pesquisa realizada com estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de 10 capitais brasileiras, revelou que 65% dos jovens consomem álcool, dos quais 50% usou pela primeira vez entre os 10 e 12 anos de idade. A prevalência de jovens entre 12 e 17 anos de idade dependentes de álcool é de 5,3% para meninos e 2,5% para as meninas. O número de casos de alcoolismo entre garotas adolescentes têm aumentado, pois atualmente as meninas têm mais liberdade para freqüentar locais onde se consomem bebidas alcoólicas, e que eram até pouco tempo atrás, redutos quase que exclusivamente masculinos. A partir dessa mudança social, as jovens passaram a apresentar um consumo de álcool semelhante ao de seus colegas.

Dados norte-americanos mostram que cerca de 40% dos adolescentes que iniciaram o consumo antes dos 15 anos de idade são mais suscetíveis ao desenvolvimento da dependência do álcool.

Alguns fatores podem favorecer o uso de álcool na adolescência, e aliados a um componente genético, conduzir ao quadro de alcoolismo.

Filhos de pais alcoolistas apresentam maior suscetibilidade em iniciar o consumo mais cedo e desenvolver dependência. Ainda no tocante ao ambiente familiar, a falta de estrutura, a comunicação deficiente, a falta de atenção dos pais e a ausência de regras e limites são fatores que predispõem os jovens ao uso de substâncias. Ingerir bebidas alcoólicas também está relacionado ao desejo de ser aceito pelo grupo de amigos, para “fugir” dos problemas pessoais e familiares, e ainda, servir para diminuir a inibição e a timidez em situações sociais.


Postado por: Jefferson Santiago   N°23   2°EMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário